Bem-vindo à SACheats

Registre-se para obter acesso a todos os nossos recursos. Uma vez registrado e logado, você poderá criar tópicos, postar respostas a tópicos já existentes, dar reputação aos seus companheiros, realizar downloads e muito mais.
Registre-se Agora

Criando uma máquina virtual com VMware Player

Discussão em 'Segurança' iniciado por Guilherme12, Maio 24, 2016.

  1. Guilherme12

    Guilherme12 Membro Avançado

    58
    20
    8
    SACoins:
    51

    Máquina Virtual é o nome dado a uma implementação de uma máquina real, via software. Dada esta característica, elas são muito úteis, pois permitem que várias máquinas físicas sejam convertidas para virtuais e possam ser mantidas todas juntas em uma única máquina física.

    Isto traz diversos benefícios, dentre eles a economia de energia e a facilidade de modificação do hardware nos casos de, por exemplo, haver a necessidade de maior quantidade de recursos para a máquina.

    Para a implementação de uma máquina virtual, são utilizados os chamados softwares de virtualização, dentre os quais está o VMWare Player (gratuito para utilização não comercial).

    Neste tutorial Criando uma máquina virtual com VMware Player o programa é apresentado ao leitor, de forma a guiá-lo através da instalação, configuração e utilização do mesmo para a criação de máquinas virtuais.

    Criando uma máquina virtual com VMware Player
    Instalação
    1. Baixe a última versão do programa VMWare Player através do site Faça o login ou registre-se para ver os links!

    2. Execute, como administrador, o arquivo de instalação salvo.

    3. A janela abaixo será exibida. Clique em Next para prosseguir com a instalação.

    [​IMG]
    Tela inicial de instalação

    4. Nas telas seguintes execute as seguintes ações:

    Destination Folder: você poderá alterar a pasta onde deseja salvar os arquivos do programa clicando em Change e selecionando a pasta desejada. Não altere caso deseje que os arquivos sejam instalados na pasta padrão do Windows. Clique em Next para ir para a próxima tela.

    Software Updates: deixe a caixa selecionada para que o programa procure por atualizações quando o Windows é inicializado.

    User Experience Improvement Program: deixe a caixa selecionada apenas se desejar enviar informações anonimamente (informações que possam identificá-lo não serão enviadas) sobre a utilização do programa, para a desenvolvedora do mesmo (De acordo com esta, tais informações são utilizadas para fins de melhoria do programa).

    Shortcuts: marque a caixa Desktop para criar atalhos do programa na sua área de trabalho, e Start Menu Programs Folder para criar um atalho no menu Iniciar.

    Ready to Perform the requested Operations: clique em continue para iniciar a instalação.

    5. Ao final da instalação a seguinte janela é exibida informando que o programa foi instalando com sucesso. Clique em Finish.

    [​IMG]
    Janela informando o término da instalação

    Janela informando o término da instalação

    Executando o VMWare Player pela primeira vez
    1. Execute o programa e você verá a janela License Agreement. Marque a opção 'yes, i accept the terms in the license agreement' para concordar com os termos de uso do programa e começar a utilizá-lo.

    [​IMG]
    Termos de uso do programa

    2. A seguinte janela aparecerá oferecendo a opção para você atualizar para a versão paga do programa(VMWare Workstation). Clique em Skip this Version para ignorar e continuar com a versão gratuita.

    [​IMG]
    Janela sugerindo a atualização para a versão paga

    3. A tela inicial do programa é exibida. Você já pode começar a criar suas máquinas virtuais!

    [​IMG]

    Criando uma máquina virtual
    1. Na tela inicial do programa clique em Create a New Virtual Machine para começar o processo de criação de uma nova máquina virtual.

    Faça o login ou registre-se para ver os links!
    2. Como primeira opção de configuração, é exibida uma tela lhe oferecendo 3 opções de instalação de um sistema operacional:

    Installer Disc: Instala o sistema operacional através de um CD/DVD de instalação do mesmo. Para utilizar esta opção, insira o CD/DVD de instalação no seu computador e selecione o Drive onde o mesmo foi inserido.

    Installer Disc Image File (ISO): Instala o sistema operacional através de uma imagem da instalação do mesmo, no formato ISO. Para utilizar esta opção clique em Browse e selecione a imagem ISO de instalação do sistema operacional desejado.

    I will Install the operating system later: Cria a máquina virtual sem instalar o sistema operacional, deixando o disco rígido virtual da mesma em branco. O sistema operacional poderá ser instalado posteriormente.

    Selecione a opção desejada e clique em Next

    OBS: Se o sistema operacional a ser instalado for detectado pelo VMWare Player, ele utilizará um recurso chamado Easy Install (Instalação Fácil), que como o próprio nome sugere, facilita o processo de instalação do sistema operacional na máquina virtual, automatizando boa parte deste processo. Caso o sistema operacional que você deseje instalar não seja detectado pelo programa, não se preocupe, a instalação será executada normalmente, entretanto sem a utilização do recurso Easy Install.
    [​IMG]
    Instalação via ISO na qual o sistema operacional foi reconhecido

    [​IMG]
    Instalação via ISO na qual o sistema operacional NÃO foi reconhecido

    3. Caso o sistema operacional não tenha sido detectado, a seguinte janela aparecerá solicitando que você informe qual o sistema operacional que está instalando e qual sua versão. Selecione o sistema operacional e sua respectiva versão e então clique em Next

    [​IMG]
    Seleção do sistema operacional a ser instalado

    4. Caso o recurso Easy Install seja utilizado, a tela abaixo será exibida solicitando informações para instalação automatizada do mesmo. É importante realçar que esta tela varia de acordo com o sistema operacional que você está instalando, dado o fato de que as informações necessárias para instalação de cada sistema operacional também varia. Clique em Next após preencher as informações solicitadas.

    [​IMG]
    Informações solicitadas para instalação do sistema operacional (neste caso, Windows 8) utilizando o recurso Easy Install

    5. Na tela abaixo, escolha o nome da sua máquina virtual, através do qual você poderá identificá-la na lista de máquinas virtuais do programa, e o local onde os arquivos da máquina virtual serão salvos. Clique em Next.

    [​IMG]
    Nome e local de armazenamento da máquina virtual

    6. Personalize o disco rígido virtual da sua máquina virtual, informando:

    Faça o login ou registre-se para ver os links!
    O tamanho máximo do mesmo (o tamanho do disco vai crescendo a medida que você instala programas, transfere arquivos, etc. , em sua máquina virtual, podendo chegar até no máximo a este valor informado) e também como deseja armazenar os arquivos do disco rígido virtual, sendo duas opções possíveis:

    Store virtual disk as a single file: armazena o disco rígido virtual como um único arquivo, proporcionando uma boa performance de escrita/leitura.

    Split virtual disk into multiple files: divide o armazenamento do disco rígido virtual em diversos arquivos, facilitando a transferência da máquina virtual para outro computador, ocasionando porém uma diminuição na performance de escrita/leitura

    [​IMG]
    Configuração do disco rígido virtual



    [​IMG]
    Configuração do disco rígido virtual

    7. Neste tela é possível personalizar o hardware de sua máquina virtual. Caso deseje personaliza-lo clique em customize hardware e siga os procedimentos abordados na seção E deste tutorial. Esta personalização pode ser feita posteriormente a qualquer momento, desde que a máquina virtual esteja desligada. Marque a caixa Power on this virtual machine after creatione clique em finish.

    [​IMG]
    Opção de personalização do hardware da máquina virtual

    8. A máquina virtual será ligada e o processo de instalação do sistema operacional será iniciado. Siga os procedimentos de instalação como o faria na instalação em uma máquina física. Lembre-se que caso o recurso Easy Install esteja sendo utilizado, a instalação é realizada de modo facilitado, sem requisitar as informações (Ex: Chave do Produto, nome do computador, etc) que já foram solicitadas anteriormente na tela de configuração do recurso.

    9. Uma tela poderá aparecer solicitando o download do programa VMWare Tools. Esse programa será instalado no sistema operacional da sua máquina virtual, sendo necessário para a utilização de alguns recursos de interação entre a sua máquina e a máquina virtual (Copiar e Colar entre as máquinas, Modo Unity, etc).

    Portanto, clique em Download and Install para que ele seja instalado quando a instalação do sistema operacional terminar, ou clique em Remind Me Later para instalá-lo depois. Ele é instalado como qualquer outro programa, sendo necessário que você siga os procedimentos que surgirão na tela.

    [​IMG]
    Alerta para a instalação do VMWare Tools

    10. Aguarde a instalação do sistema operacional terminar.

    Entendendo a interface do VMWare Player
    1. Tela inicial: Mostra todas as máquinas virtuais criadas por você. Clicando em uma máquina virtual, é possível ver informações sobre a mesma, assim como iniciá-la clicando em Play virtual machine, ou editar sua configuração clicando em Edit virtual machine settings

    [​IMG]
    Tela Inicial do WMare Player, com a máquina virtual criada, pronta para ser iniciada

    2. Barra de Ferramentas: Usada no controle de sua máquina virtual enquanto ela está em operação

    [​IMG]Menu principal, Controle de Estado, Modo Tela Cheia, Modo Unity e Dispositivos Conectados

    2.1 Menu Principal: Através dele você tem acesso a todas as funcionalidades da sua máquina virtual. É por ele que você pode, por exemplo, adicionar ou remover dispositivos conectados a máquina virtual ou instalar o VMWare Tools, caso já não o tenha feito no momento da instalação do sistema operacional.

    [​IMG]
    Adicionando/Removendo dispositivos conectados a máquina virtual

    [​IMG]
    Opção de instalação do VMWare Tools

    2.2 Controle de estado: Você pode controlar sua máquina virtual como uma máquina física, desligando,suspendendo ou resetando a mesma.

    [​IMG]
    Opções para Desligar, Suspender e Resetar a máquina virtual

    2.3 Modo Tela cheia: Faz a janela da máquina virtual ocupar toda a tela do monitor.

    2.4 Modo Unity: Ativa o Modo Unity. Neste modo cada janela aberta no sistema operacional da máquina virtual é construída como uma janela do sistema operacional de seu computador, possibilitando que você trabalhe com os programas rodados na máquina virtual como se estivessem rodando em seu computador.

    [​IMG]
    Exemplo de utilização do Modo Unity. Na direita, o File Explorer do Windows 8 (máquina virtual) aberto em uma janela no Windows 7 (máquina física)

    2.5 Dispositivos conectados a máquina virtual: Exibe ícones representando todos os dispositivos que estão conectados a máquina virtual. Clicando em um dos deles é possível conectar/desconectar o dispositivo, assim como alterar sua configuração.

    Personalizando o hardware da sua máquina virtual
    Você pode personalizar o hardware da sua máquina virtual a qualquer momento, desde que a mesma esteja desliga. Portanto, se sua máquina virtual não está apresentando um bom desempenho, você pode desligá-la e, por exemplo, aumentar sua memória.

    A seguir, são explicados algumas das principais personalizações que podem ser efetuadas.

    Memory: Especifique o quanto de memória deseja alocar para a máquina virtual. Tenha cuidado com o valor que você informará! Se você alocar uma quantidade muito grande para a máquina virtual, seu computador poderá ficar sem memória o suficiente, ocasionando lentidão e podendo até mesmo travar, sendo necessário reiniciar seu computador.

    [​IMG]
    Definição da quantidade de memória alocada para a máquina virtual

    Processsors: Selecione a quantidade de núcleos de processamento do seu processador que serão disponibilizados a máquina virtual. O ideal é que não sejam disponibilizados todos os núcleos.

    [​IMG]
    Definição da quantidade de núcleos disponibilizados para a máquina virtual

    Drive CD/DVD: Escolha entre o uso de um drive físico ou de uma imagem de um CD/DVD no formato ISO

    [​IMG]
    Você pode escolher entre um drive físico ou uma imagem ISO

    Network Adapter: Escolha o tipo de conexão de rede desejada (NAT, Bridge, etc).

    [​IMG]
    Opções de conexão da sua máquina virtual a rede

    Adicionar e remover hardware: Clique no botão Add... e selecione o tipo de hardware que deseja adicionar, seguindo os procedimentos na tela, para adicionar um novo hardware a sua máquina virtual. Selecione um hardware já adicionado e clique no botão Remove para removê-lo.
     

Compartilhe esta Página

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]